top of page

Prevenção e Combate à Incêndios

   Duas esferas de ações principais em que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atua são o combate e prevenção de incêndios. Até meados da década de 1930 a preocupação com a prevenção não era tão difundida. Mas com cenário de crescimento urbano se fez necessário buscar meios de prevenir possíveis acidentes.

​

   A partir da década de 1960 a capacitação desses militares foi evoluindo, bem como a melhoria das técnicas e equipamentos empregados. O que levou a uma grande diminuição de grandes incêndios na capital. Além de que o investimento na prevenção afeta positivamente na diminuição de grandes incêndios e consequentemente em menores risco em atividades de salvamento. E com a chegada do final do século XX, e as novas demandas que surgiram com o início do século XXI, diversas preocupações ambientais foram tomando espaço, e como resposta o CBMMG criou companhias e batalhões especializados nessa temática.

​

   A partir do acervo exposto no MMM relacionado ao combate e prevenção de incêndios entre outros equipamentos utilizados nessas ocasiões, como as escadas, extintores e veículos para atendimentos, conseguimos criar paralelos entendendo a história da corporação e da evolução das técnicas. A prevenção deve ser pautada através da educação, para assim criarmos uma cultura que obtenha esses valores, tendo dentro da corporação diversas ações guiadas nesse intuito. A exemplo a Semana de Prevenção e Combate à Incêndios, a utilização das bandas militares para apresentações que transmitem esses conceitos e orientações, e o uso também de seus mascotes Faísca e Foguinho neste trabalho.

bottom of page